Foi hoje mesmo, dia 9 de maio, a primeira semi-final do festival da Eurovisão 2017. A emissão ao vivo começou às 21 horas, em Kiev (20 horas em Portugal). Nesta primeira semi-final atuaram 18 países mas apenas 10 serão selecionados para tocar na Final, no dia 13 de maio.
Já apurados, automaticamente estão a Ucrânia (por ser o país anfitrião), os “grandes 5” (França, Alemanha, Itália, Espanha, Itália e Reino Unido) e a estes vão-se juntar os melhores 10 países de cada semi-final.
Os votos serão 50% a cargo dos juris de cada país e 50% por votação do público. O máximo que cada país poderá receber são 12 pontos por cada voto.
A primeira atuação foi de Monatik, artista ucraniano e um dos mentores da versão ucraniana do programa “The Voice”, que cantou “Spinning“.
Os países tocaram por ordem previamente tirada num sorteio.
Salvador Sobral, com “Amar pelos Dois”, uma das atuações mais esperadas a nível mundial e considerada uma das favoritas a vencedora, foi o único que, para além de cantar na sua língua nacional, não teve efeitos especiais na atuação, coro ou coreografia. O público ouviu em pleno silêncio e no fim recebeu uma ovação de pé.
Depois de todas as músicas da primeira semi-final tocarem, Jamala atuou com a música que fez a Ucrânia ganhar a Eurovisão, “1994” e voltou para o palco para cantar “Lured”.