Connect with us

Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 com mais de cem filmes

Cinema

Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 com mais de cem filmes

A Arrábida e Sesimbra serão palco da oitava edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que vai acontecer entre os dias 28 e 31 de maio. Esta edição vai contar com a presença de 105 filmes de 50 países diferentes que vão estar a concurso. O festival, que já é visto como referência a nível cinematográfico, promete apresentar mais uma vez alguns dos melhores filmes de promoção turística, nacionais e internacionais.

Sendo um festival com forte temática turística, o Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 irá receber cerca de 50 realizadores, produtores e jornalistas de cinema e turismo oriundos do estrangeiro. Durante os dias do festival, os convidados irão usufruir de um programa que pretende dar a conhecer o que a região tem para oferecer, quer a nível cultural, paisagístico e gastronómico – esta será assim uma oportunidade para que realizadores e produtores pensem na região para novas produções cinematográficas.

As categorias a concurso são variadas. Dos filmes escolhidos para participar no festival, 25 são de autoria portuguesa o que mostra a cada vez maior relevância do cinema, desde as categorias clássicas de Melhor Filme, Melhor Realizador ou Melhor Argumento, a categorias mais do nicho deste festival, como Melhor Filme de Promoção/Disseminação ou Melhor Filme na região da Arrábida.

Sobre o festival, Carlos Sargedas, diretor do festival diz: “O Finisterra é referido pelos realizadores de edições anteriores como sendo muito mais do que um concurso de bons filmes. Marcando pela diferença, este ano vamos mostrar o que de melhor Sesimbra tem para oferecer através da já habitual “Sesimbra Experiencie”, onde tentamos durante os 4 dias do festival mostrar algumas “locations” privilegiadas, mas também dar a provar o melhor peixe do mundo: os convidados irão participar na pesca artesanal da Arte Xávega na praia de Sesimbra e mais tarde provar o peixe pescado.”

Fará parte do juri Jaswant Shrestha, ator, realizador e produtor nepalês já por três vezes nomeado para um Emmy e, também, diretor de festivais de cinema em Hollywood.  Carlos Sargedas realça a importância de um festival desta natureza ter um conjunto de jurados – num total de 19 membros – com perfil multidisciplinar, desde professores universitários, cineastas, produtores, jornalistas, etc, que tiveram a difícil tarefa de ver e classificar as obras submetidas, todas elas de elevada qualidade.

O diretor do festival Carlos Sargedas acrescenta: “Esta edição contará com categorias cinematográficas variadas de forma a premiar o esforço e dedicação dos realizadores a concurso. Iremos ter categorias inovadoras como Melhor filme Drone, de forma a acompanhar também a evolução no campo de filmagem cinematográfica, e temos participantes de prestigiadas cadeias de televisão como a BBC que certamente irão apresentar filmes de grande valor documental.”

 A cerimónia de entrega dos prémios Finisterra está marcada para dia 30 de maio 

 

 

 

                                        

 

Continue Reading
Advertisement
Recomendamos...

Mais em Cinema

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top