Agenda
Concerto da Orquestra sinfónica da Casa da Música, em Lisboa, gratuito e ao livre
Em setembro a digressão segue por Évora, Porto, Mafra, Faro, Braga, Castelo Branco e Viana do Castelo.
A Praça do Município, em Lisboa, é o palco escolhido para o início da “Orquestra no Património”, uma digressão que leva as orquestras Sinfónica e Barroca Casa da Música a espaços públicos de cidades com grande valor histórico e patrimonial.
Contribuir para a valorização desses centros históricos e fomentar o gosto pela música mais erudita, derrubando barreiras e conquistando novos públicos, são os objetivos da “Orquestra no Património”, que integra um total de nove concertos.
Depois desta primeira apresentação, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, a digressão prossegue, entre os dias 5 e 11 de setembro, por Évora, Porto, Mafra, Faro, Braga, Castelo Branco e Viana do Castelo.
Neste concerto inaugural, a Orquestra Sinfónica leva-nos numa viagem por obras musicais escritas em vários pontos do globo: da Rússia de Chostakovitch à França de Dukas, da Inglaterra de Elgar ao México de Márquez, passando, também, pela América do Norte, em visita a famosas bandas sonoras e aos temas das bandas militares. A música portuguesa é celebrada com o icónico Fandango, de Luís de Freitas Branco.
Programa do concerto em Lisboa, a 13 de julho, com Baldur Brönnimann direcção musical:
Dmitri Chostakovitch Abertura Festiva, op.96
Luís de Freitas Branco Fandango, da Suite Alentejana nº 1
Edward Elgar Salut D’Amour
Edvard Grieg Manhã, da Suite de Peer Gynt
Paul Dukas O Aprendiz de Feiticeiro
John Philip de Sousa The Liberty Bell March
Samuel Barber Adagio
John Williams Flying Theme, do filme E.T. – O Extraterrestre
Árturo Marquez Danzón nº 2
Gerónimo Gimenez Intermezzo de “La Boda de Luis Alonso”