Connect with us

Jazz moderno em Braga, até sábado

Emiliano Neri

Agenda

Jazz moderno em Braga, até sábado

Jim Black, baterista norte-americano, dá masterclass.

O baterista norte-americano Jim Black e o pianista austríaco Elias Stemeseder, que se apresentam numa colaboração denominada de “Bunky Swirl”, convidam o trompetista norte-americano Peter Evans para uma digressão única que passará apenas por Braga. 

Jim Black dará ainda uma masterclass focada no improviso como método de composição. O programa completa-se com Nubya Garcia, a nova estrela do jazz britânico, e o baterista português Mário Costa, que dará a conhecer o disco e o projeto Oxy Patina.  

Apontada como nome maior da efervescente cena jazz do Reino Unido e apadrinhada por influentes do jazzmoderno, como Gilles Peterson ou a Jazz FM, os elogios à saxofonista Nubya Garcia são constantes. A revista Rolling Stone referiu que se há um nome no mundo do jazz a seguir em 2018 esse nome é o de Nubya Garcia. O disco de estreia, Nubya’s 5ive, lançado em 2017 pela Jazz re:freshed, tornou-se já num objeto discográfico bastante procurado por melómanos e colecionadores. Já este ano, Nubya Garcia lançou, em edição em nome próprio, o EP When We Are, apresentando duas novas composições e duas remisturas. Para além da sua carreira a solo, Nubya integra o premiado septeto Nérija e ainda Maisha, ensemble liderado pelo baterista Jake Long.  

Consagrado pela crítica internacional como uma das principais referências da bateria no jazz europeu, Mário Costa construiu um notável percurso musical ao longo dos anos. Em 2018, Mário Costa lançou o álbum Oxy Patina (CleanFeed), a estreia em nome próprio e como compositor, que já recebeu o máximo das estrelas pela revista Jazz.pt e lhe atribuiu os títulos de “melhor disco do ano” e “músico de jazz nacional do ano”. Mário Costa estará acompanhado novamente por duas figuras incontornáveis do jazz europeu: Benoît Delbecq, no piano, e Bruno Chevillon, que ocupará o lugar de Marc Ducret, músico original do disco. 

O ciclo Julho é de Jazz apresentou nos últimos anos alguns dos nomes maiores da atualidade do jazz. The Bad Plus, Peter Brötzmann, Get The Blessing, Pulverize The Sound (Peter Evans/ Mike Pride/ Tim Dahl), Steve Noble, Joe Morris ou Evan Parker são alguns dos internacionais que passaram por Braga. Os portugueses Carlos Bica & João Paulo Esteves da Silva, Rodrigo Amado Motion Trio, Bruno Pernadas, Hugo Carvalhais e João Guimarães, entre outros, representaram o jazz nacional. 

Para além dos bilhetes individuais para cada concerto (9 euros cada concerto), o gnration disponibiliza ainda um passe geral que permite assistir a todos os concertos por apenas 25 euros. Ainda disponíveis estão os passes-gerais a preço de pré-venda (limitado a 50 passes gerais) por apenas 20 euros.

CICLO JULHO É DE JAZZ 2019
de 11 a 13 julho 2019

11 JULHO · música
MÁRIO COSTA OXY PATINA

12 JULHO · música · ESGOTADO
NUBYA GARCIA

13 JULHO · música
JIM BLACK & ELIAS STEMESEDER “BUNKY SWIRL” CONVIDA PETER EVANS

13 JULHO · masterclass
JIM BLACK

Passe concertos – 25 euros · ESGOTADO
Conerto Mário Costa Oxy Patina – 9 euros
Concerto Nubya Garcia – 9 euros · ESGOTADO
Concerto Jim Black & Elias Stemeseder “Bunky Swirl” convida Peter Evans – 9 euros
Masterclass Jim Black – 7 euros

Concertos: 22:00 – pátio exterior
Masterclass: 14:30 – 16:30 – blackbox

Continue Reading
Advertisement
Recomendamos...

Mais em Agenda

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top