Notícias
Dia da Música comemora-se com eventos por todo o país
Hoje é o Dia Mundial da Música e, em Portugal, este dia comemora-se com uma série de eventos por todo o país, com o leque de oferta a estender-se a todos os gostos, e um pouco por todo o país.
Em Lisboa as iniciativas multiplicam-se. No âmbito do projeto «A Arte Chegou ao Colombo»,Rui Massena apresenta a sua mais recente criação musical, «The Pool Songs», pelas 18 horas, na praça central do Centro Colombo. No Museu do Fado, às 19h00, Cristiana Águas apresenta o seu álbum de estreia, acompanhada pela guitarra portuguesa de António Andrade Santos, a guitarra clássica de Nilson Dourado e o contrabaixo de Carlos Menezes, contando ainda com a participação especial do fadista Pedro Moutinho, e ainda dos músicos Mário Pacheco, na guitarra portuguesa, e Carlos Leitão, na guitarra clássica. No Museu da Música acontecerá um concerto pelas 18h00 com o violoncelo Stradivarius do rei D. Luís, por Pavel Gomziakov, que interpretará peças de Bach, Franz Liszt e César Franck, ao lado da pianista Jill Lawson. As diversas actividades do Museu, localizado na estação de metro do Alto dos Moinhos, terão início às 10h30 e por volta das 19h30 será inaugurada a a exposição «Sax Inspiration, Mélodies Graphiques», que celebra o centenário sobre o nascimento do belga Adolphe Sax, inventor do saxofone. A cerimónia contará com a presença do saxofonista Bruno Margalho.
Em Vila Franca de Xira, às 19h00, no Museu do Neo-Realismo, realiza-se o concerto Prima Luce pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa, que irá apresentar «um programa singular, exclusivamente constituído por peças de compositores portugueses, escritas neste século XXI, por André Santos, José Dias, Francisco Tavares e Carlos Marecos».
Pelas às 21h30, No Teatro Municipal de Vila do Conde, a Orquestra de Cordas da Academia de Música de S. Pio X – dirigida por Sónia Guerra – irá apresentar «uma panorâmica da arte musical dos períodos barroco e clássico, com peças de Vivaldi, Mozart e Haydn».
Na Trofa não se comemora apenas o Dia da Música, mas também o 15º aniversário do coro Meninos Cantores do Município da Trofa. O coro de 40 vozes, dirigidas por Antónia Maria Serra, actua às 19 horas. De seguida, Antónia Maria Serra apresenta o seu CD “Adoro Dezembro”, com poemas e música de Mário Alves, pelo cónego Ferreira dos Santos.
Em Coimbra, o Jazz lidera as celebrações no Centro Clube, com a apresentação, às 19h00, no Salão Brazil, do seu Serviço Educativo num fórum de debate. De manhã, pelas 10h30, neste mesmo espaço na baixa coimbrã, realiza-se o «workshop» de música “GeraSom”, liderado pela musicoterapeuta Paula Nozzari. Às 22h00 realiza-se um concerto com os espanhóis Sumrrá, que o crítico de música Candido Querol apontou como «o trio mais inovador da cena espanhola».
Ainda em Coimbra, às 21h30, a Orquestra Clássica do Centro sobre ao palco do Pavilhão de Portugal, e sob a direcção de David Wyn Lloyd, actua com o concertino Peter Fisher. O programa do concerto é constituído por «Romance em Fá Maior», de Beethoven para violino e orquestra, «Summer Night on the River», de Frederick Delius, e a Sinfonia n.º 38, «Praga», de Mozart.