Notícias
Jay Z junta estrelas em apresentação de novo serviço de música
Beyoncé, Kanye West, Rihanna, Jack White, Alicia Keys, Madonna, Nicki Minaj, Arcade Fire, e mais oito bandas e artistas juntaram-se ontem a Jay Z e tornaram-se coproprietários do serviço de música «Tidal».
O serviço de streaming foi lançado em outubro passado, mas recentemente comprado por Jay Z, e pretende combater o Spotify, Deezer, e Google Play. O serviço oferece, no entanto, 25 milhões de faixas, menos do que as 30 milhões oferecidas pelos serviços rivais.
Alicia Keys discursou em nome dos artistas presentes, e afirmou: «Unimo-nos perante vós neste dia, 30 de março, 2015, com uma voz em unidade na esperança que hoje seja um daqueles momentos no tempo, um momento que vai mudar a história da música». Sobre a missão do TIDAL, Keys afirmou: «a nossa intenção é preservar a importância da música nas nossas vidas».
A maioria da empresa será assim detida por artistas, movimento simbólico no que diz respeito ao controlo dos músicos sobre a forma como o seu trabalho é distribuído e consumido. À «Billboard», Jay Z explica: «Não gostávamos da direção que a música estava a tomar, e pensei que talvez pudéssemos entrar com um golpe justo. Se os artistas vão fazer mais dinheiro? Mesmo que signifique menos lucro no final, definitivamente. Isso é fácil para nós. Podemos fazer isso. Menos lucro final, mais dinheiro para o artista, fantástico».
O TIDAL vai contar com dois serviços de subscrição mensal. Quem subscrever o serviço por 19,99 dólares mensais tem direito a áudio de alta-fidelidade, e quem pagar 9,99 dólares tem direito à qualidade normal. Os subscritores terão acesso a 25 milhões de faixas, 75 mil videoclipes, e outros conteúdos, incluindo entrevistas a artistas.
no images were found