Notícias
Acanuc do Oeste reúne centenas de escuteiros
Mais de 1.500 jovens juntaram-se no Acanuc, no Pinhal de Ferrel, em Peniche.
Esta é uma atividade escutista que só se realiza de quatro em quatro anos. “Criei grandes memórias e conheci pessoas que vou levar para a vida” – disse um dos participantes.
Nesta última semana, de 28 de julho a 2 de agosto, realizou-se a XIV edição do Acanuc do Núcleo do Oeste que contou com mais de 1.544 inscrições, entre eles escuteiros de Malta. Ao Núcleo do Oeste pertencem 32 Agrupamentos de escuteiros.
O tema deste ano foi “A Casa Comum” e foram tratados temas como as preocupações ambientais, preservação do planeta Terra e desafios que lançam a estes escuteiros para fazerem a diferença na construção desta mesma casa comum.
Apesar deste ser o tema geral, cada secção viveu o seu próprio imaginário. O dos Lobitos baseado no Livro da Selva, o dos Exploradores baseado nos Deuses, o dos Pioneiros no “Avatar” e por fim os Caminheiros no “Up Altamente”.
Nesta semana os inscritos tiveram um programa cheio de atividades como: construções, um arraial, jogos noturnos, um campo náutico, uma pista de obstáculos, Raid/Hike, muitas oficinas e jogos, entre outras coisas que ficaram na memória de quem as viveu. É possível ver os vídeos de resumo destes dias no site oficial do CNE- Núcleo do Oeste.
O ambiente vivido é de grande euforia, competição, união, esforço e entrega total de cada elemento que quer levar o troféu para casa. Um ambiente onde aprendem muito uns com os outros e criam novas amizades que se fortalecem de tal forma que tornam a despedida, a altura mais difícil desta semana em acampamento.
“Viver seis dias em campo numa família de 1800 pessoas, onde foram criadas memórias para o resto da vida, o Acanuc fez-me sentir emoções com grande intensidade: orgulho, amizade, CAMINHEIRISMO e muitas outras. Há experiências únicas na vida que não se repetem e que deixam saudades para sempre, esta foi sem dúvida uma delas” – Ana Ribeiro, Agrupamento 1228 Atouguia da Baleia.
Acabada a atividade, os elementos tentam voltar à rotina e anseiam pelo XV que se realizará daqui a quatro anos.