Connect with us

Neil Young contra uso da sua música por parte de Donald Trump

Notícias

Neil Young contra uso da sua música por parte de Donald Trump

O facto da comunicação política de Donald Trump integrar a canção mais popular do músico Neil Young causou controvérsia. Donal Trump anunciou que está na corrida para as eleições Presidenciais dos Estados Unidos da América e antes de este iniciar o seu discurso, «Rockin’ in the Free World» tocou como música de fundo. Neil Young declarou que não autorizou a apropriação da sua música pelo recente candidato.

A canção remonta a 1989, é um hino icónico de protesto e de luta, a sua componente lírica possui um significado que remete para um ataque aos Republicanos, por estes não quererem saber dos problemas da sociedade. O sucesso musical denuncia as desigualdades sociais e a política vigente na América dos anos 80, no entanto mantém uma contemporaneidade surreal devido aos valores que transmite, tendo sido fonte de inspiração para artistas ao longo das décadas.

Donald Trump é um empresário norte-americano, também conhecido por apresentar o reality show «The Apprentice». Subiu ao palco da Trump Tower de Chicago, no passado dia 16, para anunciar que vai concorrer a presidente dos E.U.A. a integrar a fação Republicana. A situação reveste-se de ironia dado que o uso contextual da canção não se deu em prol das ideias que Neil Young defende. Um porta-voz oficial do músico revelou «Donald Trump não foi autorizado a usar «Rockin’ in the Free World» no seu anúncio à candidatura presidencial. Neil Young, um cidadão canadiense e libertário, é apoiante de Bernie Sanders para Presidente dos Estados Unidos da América.». No entanto, os representantes de Trump afirmaram ao TMZ que pagaram «para obter os direitos legais» do uso da canção.

Neil Young está prestes a lançar um novo disco dia 29 de junho, «The Monsanto Years». Este será o seu 36ª álbum de estúdio e a temática gira à volta da crítica da empresa Monsanto.

 


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top