Notícias
Patti Smith está a trabalhar no seu terceiro livro autobiográfico (e não só)
Patti Smith teve a sua segunda autobiografia, «M Train», lançada no mercado esta semana. No entanto, isto não a impede de continuar a escrever. Recentemente, Smith revelou durante o New Yorker Festival que tem mais quatro projetos literários em mãos: uma terceira autobiografia, um livro de poemas, uma história de detetives e um livro direcionado a um público mais jovem.
A sua primeira autobiografia, «Just Kids», foi aclamada pela crítica e ganhou o prémio ”National Book Award”. «M Train» foi descrito pela ”madrinha do punk”, como é popularmente conhecida, como sendo um ”mapa” da sua vida e debruça-se essencialmente sobre a sua vida e arte através dos locais que frequentou. Já o seu terceiro volume autobiográfico vai abordar a relação da poetisa americana com o marido, Fred “Sonic” Smith, guitarrista dos MC5 que faleceu em 1994.
Em Abril de 2014, Patti Smith revelou numa entrevista que está a trabalhar numa história de detetives que, segundo a mesma, começa em Londres, numa igreja perto de Covent Garden. De acordo com a cantora americana, esta teve inspiração para escrever a história quando estava sentada ao pé dessa mesma igreja.
Embora tenha vários projetos em mãos, Smith ainda não avançou nenhuma data de lançamento para nenhum, embora seja provável que o primeiro a ser revelado ao público seja o seu terceiro volume autobiográfico.
Patti Smith visitou Portugal duas vezes este ano: em Junho, no NOS Primavera Sound, no Porto e em Setembro, no Coliseu dos Recreios, Lisboa. Em ambos os concertos, Smith tocou o seu álbum de estreia, «Horses», que comemora este ano o seu 40º aniversário.
Ouve abaixo «Gloria: In Excelsis Deo», a primeira faixa de «Horses».