Notícias
Porque é que imagens de gatos estão a inundar a hashtag de Barcelona no Twitter após o atentado?
Publicado em
Várias pessoas estão a publicar fotos de gatos na hashtag de Barcelona no Twitter no seguimento do atentado nas Ramblas, no centro da cidade. Mas porquê?
As imagens começaram a aparecer depois da polícia espanhola ter feito um comunicado nas redes sociais onde pediam para não serem partilhadas fotos do caos na rua após o atentado que matou 13 pessoas.
Relacionado: O vocalista dos Imagine Dragons falou contra o terrorismo durante o concerto no NOS Alive’17. Vê aqui o que disse.
🚩Por respeto a las víctimas y a sus familias, por favor, NO compartas imágenes de heridos en atropello de #Ramblas de Barcelona
— Policía Nacional (@policia) 17 de agosto de 2017
“Por respeito à vítimas e às suas família, por favor, não partilhes imagens de feridos no atropelamento nas #Ramblas em Barcelona.”
Os utilizadores do Twitter responderam ao pedido com gatos, para tentar esconder todas as outras fotos que já tinham sido publicadas.
Relacionado: Muitas imagens perturbantes foram partilhadas do atentado de Manchester. Vê aqui o vídeo do interior da Manchester Arena quando a bomba rebentou.
O movimento aconteceu também em novembro 2015, a seguir ao atentado em Bruxelas, onde utilizadores do Twitter também usaram imagens de gatos para tentar esconder informações sobre a investigação policial logo a seguir ao ataque.
Authorities asked sharing images be stopped. Cat photos being used to saturate hashtag #Barcelona & bury insensitive and traumatic images pic.twitter.com/y92ISBokfH
— Sarah Crisp (@sairydust) 17 de agosto de 2017
“As autoridades pediram para que a partilha de imagens parasse. Fotos de gatos estão a ser usadas para encher a hashtag #Barcelona e esconder imagens insensíveis e traumáticas.”
Help the police. Tweet a cat #Barcelona #Rambles pic.twitter.com/1pXmpCT5YK
— PoppyFresh (@poppyfresh_) 17 de agosto de 2017
“Ajudem a polícia. Partilhem um gato.”