Notícias
Eddie Vedder fala sobre os direitos LGBT
Tal como Bruce Springsteen, Ringo Starr, entre outros músicos, os Pearl Jam cancelaram também o concerto na Carolina do Norte, como protesto contra um projeto de lei que está a ser contestado por discriminar e ir contra os direitos da comunidade LGBT.
Eddie Vedder, vocalista da banda, fez um discurso onde expôs as razões que levaram a boicotar a Carolina do Norte.
“Têm uma lei que discrimina amplamente um grupo de pessoas (…) foi um processo difícil porque pensámos que poderíamos tocar na mesma e fazer as coisas bem feitas e ajudar a fortalecer todas as pessoas que trabalham para revogar esta lei desprezível”.
A lei, conhecida nos E.U.A como HB2, proíbe indivíduos transgéneros de usar wcs públicos que correspondam à sua identidade de género e eliminou a proteção legal de lésbicas, gays e bissexuais.
O músico disse que chegaram a pensar em doar o dinheiro dos bilhetes mas que “a verdade é que não há nada como o imenso poder do boicote”, dirigindo-se depois aos fãs de Raleigh: “pedimos desculpa a todos os locais que provavelmente acreditam nas mesmas coisas que nós. Têm razão para estar zangados e nós também estamos. Mas temos de estar zangados com as pessoas que merecem e fazer com que eles mudem de opinião porque cometeram um erro, um grande erro, e podem emendá-lo”.
Veja o vídeo e ouça o discurso de Vedder por completo,