Connect with us

Especial Dia da Mãe – As canções que os músicos lhe dedicam

Notícias

Especial Dia da Mãe – As canções que os músicos lhe dedicam

No Dia da Mãe, a nossa homenagem não se podia fazer de outra forma senão com música. Por isso, pegámos em 18 músicos nacionais de vários estilos, e fomos perguntar-lhes que música dedicariam à mãe. De Noiserv a Richie Campbell, de Benjamin a Jimmy P, de D’Alva a Agir, de  WE TRUST a Capitães da Areia, de Miguel Angelo a D8, todos escolheram a canção, e muitos contaram-nos a história, que agora partilhamos.

Qual seria a tua?

 

1. Noiserv

Noiserv

Foto de Nádia Dias para o MYWAY

Pearl Jam – «Release»

Há muitos anos atrás, quando ainda não se chegava ao Algarve de Autoestrada, quando o início das férias era marcado por uma viagem longa de curva e contracurva e quando as coisas demoravam o tempo certo a acontecer, era nessa altura, e numa Renault 4L, que vezes e vezes sem conta uma cassete se repetia: era uma cassete da minha mãe. No Lado A, estava o «Ten» dos Pearl Jam e no Lado B o ‘Core’ dos Stone Temple Pilots. Na altura os discos ouviam-se do princípio ao fim, e as viagens davam para isso, e todas as músicas chegavam mais longe dentro de nós, tinham tempo para isso. ‘Release’ era uma dessas músicas e quando a oiço, sinto a calma que o tempo deve ter, vejo as árvores a passar e lembro-me de dizer: «Mãe temos de parar, preciso de fazer xixi!»

 

 

2. Benjamim (ex-Walter Benjamin)

Sugestões para o fim de semana - Walter Benjamin

Vera Marmelo, via Facebook oficial Walter Benjamin

Crosby, Stills, Nash & Young – Teach your children well

«Faz parte de um disco que a minha mãe me mostrou e que ouvíamos incessantemente até fartar. Este disco faz-me lembrar viagens de carro e acho que o título desta canção fala por si.»

 

3. We Trust

We Trust

Foto por Vera Marmelo

Joe Dassin «Et si tu n’existais pas»

«A escolha vai sobretudo por ser uma canção que a minha ouvia muitas vezes quando eu era pequeno…o imaginário pop kitsch francês sempre esteve presente em minha casa e influenciou sem dúvida a música que faço. Por outro lado, a letra da música remete para o óbvio: “se tu não existisses, diz-me como é que eu existiria…»

 

 

 

4. Cave Story

Cave Story

Foto – Divulgação

Some Of Them Are Old – Brian Eno

«Mesmo numa situação complicada como escolher uma música para partilhar no Dia da Mãe o Brian Eno volta a safar-nos. A nossa teoria neste campo de carinhos à mãe é: todos quanto possível, todos os dias em que seja possível <3.»

 

5. Capitães da Areia

Capitães da Areia

Divulgação oficial

Ágata – Orações a Fátima

«Sentir o que as nossas Mães representam, é mais do que um elo umbilical. A Mãe de cada um de nós, merece toda a nossa devoção e tudo o que lhes dermos nunca será mais do que o tudo que já recebemos».

 

6. Mónica Ferraz 

 

Mónica Ferraz

Foto ©Divulgação

«Essa Mulher» – Elis Regina

«Porque a minha Mãe é uma mulher adorável cheia de força e determinação. Uma mulher apaixonante ,apaixonada pela vida.E o mundo precisa de mais mães assim: inspiradoras.»

 

7. João Gil – Vitorino Voador / Diabo na Cruz / Hombres con Hambre

Vitorino Voador

Foto – Divulgação oficial

Queen – Tie Your Mother Down Live At Wembley Stadium

«Escolho esta musica por varias razões, porque “roubei” este disco à minha mãe quando tinha 11 anos e porque foi um disco que acabou por ser uma escola do rock para mim, ajudou-me a encontrar um caminho naquela altura. Escolho esta musica para me meter com a minha mãe, o título não podia ser melhor, se herdei um bom sentido de humor, uma grande parte foi dela sem dúvida alguma.»

 

 

8. Tape Junk (escolha de Joca)

Tape Junk

Foto – Divulgação

San Francisco – Scott McKenzie

«Quando comecei a tocar guitarra a minha mãe pedia sempre para aprender a tocar esta música mas eu só queria saber dos Pixies e dos Nirvana.

Passaram tantos anos e ainda não a sei tocar! Vou aprender a canção e fazer-lhe uma surpresa.

Obrigado por me fazerem recordar isto.»

https://www.youtube.com/watch?v=mJ_WG3d3GL8

 

 

9. Peixe

peixe

John Coltrane – «My Favourite Things»

«The sound of music é o filme preferido da minha mãe. Vimo-lo juntos no cinema e ainda hoje recordo o regresso a casa, cantarolando as melodias orelhudas de entre as quais ‘My favourite Things assumia contornos de favorita. Como tantas canções de musicais da Broadway feitos filme, também esta se tornou um standard, sendo recriada vezes sem conta ao longo dos anos. Muito mais tarde, quando me interessei por Jazz, descobri esta versão de John Coltrane que junta o gosto de minha mãe por melodias perfeitas ao meu encanto pela música improvisada.»

 

 

10. Rita Braga

Rita Braga

Divulgação

«Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)» – Doris Day (autores: Jay Livingston e Ray Evans)

«Tenho memórias de infância de a minha mãe cantarolar esta música, e numa época em que vivemos o presente e não sabemos muito bem com o que contar, é muito atual…»

 

 

11. Beautify Junkyards (escolha de João Branco)

©Lois Gray

©Lois Gray

Durutti Column  «Sketch for Dawn»

«Na minha coleção de discos, uma das suas músicas favoritas, talvez por evocar uma melancolia, um certo espírito de fado»

 

 

12. Miguel Angelo

Miguel Ângelo com a mãe na capa do seu mais recente álbum - «Segundo».

Miguel Angelo com a mãe na capa do seu mais recente álbum – «Segundo».

«Musa» – Miguel Angelo

Neste álbum vem uma música chamada «Musa», e acho que a nossa família influencia-nos sempre bastante. Às vezes até quando discutimos, e queremos fazer o oposto do que nos dizem, estão-nos a influenciar. Quer a minha mãe – por ser uma cantora de fado ‘frustrada’ porque o meu avô não a deixou sequer ir mais longe – quer o meu pai por ter tido uma opção artística na sua vida, ter largado tudo aos vinte e tal anos para se dedicar à pintura – o que era uma aventura neste país – foram, se calhar não na música que eu faço, mas na atitude, inspiração. Acho que esta junção deles os dois foi também um bocadinho o mote para eu arriscar na carreira de músico profissional.

 

 

13. D’Alva

D'Alva

D’Alva – Nádia Dias para o MYWAY

«Mama» – Spice Girls

«Sem as nossas mães e o seu apoio dificilmente estaríamos onde estamos agora. É preciso uma dose considerável de fé para nos deixarem optar por uma via para a qual não há cursos superiores, não há um trajeto definido, há apenas o desconhecido, e isso custa para uma mãe, mas nossas mães são as nossas fans numero um. A ‘Mama’ é uma das melhores canções pop dos anos 90, é uma das melhores canções dedicada a mães senão a melhor, e é uma das nossas canções preferidas por um dos nossos grupos favoritos, as Spice.»

 

 

14. Jimmy P

Jimmy P

Divulgação oficial

Sara Tavares – Ponto de Luz

«Escolhi este tema pois trata-se de uma música que ouvi incansavelmente da última vez que tive a oportunidade de passar férias grandes com a minha mãe. Traz-me recordações das gentes de Angola, das viagens que fiz pelo país, dos locais, da comida, e inevitavelmente, da minha mãe».

 

 

15. Richie Campbell

Richie Campbell

Miguel Duarte Machado para o MYWAY

Aloe Blacc – Mama Hold My Hand

 

 

16. Agir

Nádia Dias // Myway

Nádia Dias // Myway

Maxwell – This Woman’s Work

«Não tanto pela mensagem da Musica, mais porque tenho a certeza absoluta que é o tipo de som que a minha mãe vai gostar de ter no carro.»

 

 

17. D8

©Nádia Dias para o MYWAY

©Nádia Dias para o MYWAY

Selah Sue – Mommy 

«Esta música é como se fosse minha, se eu escrevesse uma letra para a minha mãe seria essa a letra que iria escrever, sem tirar nem pôr. A voz da Selah Sue, a maneira como ela se expressa e transmite a sua mensagem… adoro a música!»

 

18. Mimicat

Nádia Dias // MYWAY

Nádia Dias // MYWAY

Simone de Oliveira – Desfolhada

«Escolhi esta canção porque lembro-me perfeitamente de ser pequena e ouvir a minha mãe cantar esta canção em casa. A minha mãe é uma fã da Simone e também eu. Para mim tanto ela (Simone) como a minha mãe são duas mulheres que tenho como exemplo de força por isso acho que a minha mãe ficará feliz com a escolha desta canção para ela.»

https://www.youtube.com/watch?v=0JeZ4mNPzw8


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top