Notícias
Eurovisão 2018: Portugal ficou em último lugar
Apesar da sondagem do website Eurovision World já nos ter preparado para uma prevista derrota, o facto de Portugal ter ficar em último lugar nesta edição do Festival Eurovisão da Canção, foi um ‘choque’.
O tema “O Jardim” de Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal representou Portugal na grande final da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção.
À medida que a data se aproximava da grande final, a posição do tema “O Jardim” na tabela de apostas “Quem vai ganhar a Eurovisão 2018?” tinha vindo a descer constantemente, o que já previa que o nosso país não iria sair vencedor pelo segundo ano consecutivo.
Relacionado: Veja o processo de transformação de Daniela Ruah para a Eurovisão!
Contudo, ficarmos em último lugar no maior concurso de música pop da Europa não deixou de ser um ‘choque’: primeiro porque passámos dos 578 pontos conquistados pela atuação de Salvador Sobral (a maior pontuação de sempre no festival) para ficar em último lugar com apenas 39 pontos; e depois porque somos o primeiro país a ficar, “em casa”, em último lugar.
De acordo com o website “eurovisionworld.com”, os ‘nossos’ pontos resultaram de 21 pontos do júri (7 pontos da Lituânia, 6 pontos da Irlanda, 3 pontos da Suíça e da Estónia, 2 pontos dos Países Baixos) e de 18 do televoto (10 da Suíça e 8 da França).
A intérprete da música “O jardim” publicou no seu Instagram um vídeo no qual surgem portugueses a gritar “Portugal” e a cantar o tema que nos representou nesta noite de 12 de maio. Cláudia Pascoal, antes de mais, felicitou Israel por ser o país vencedor e, de seguida, em homenagem aos seus apoiantes, fez um agradecimento especial: “Estes dias de Eurovisão foram uma experiência única e nunca nos esqueceremos! Obrigada Portugal! Estaremos sempre juntos!”.
Mais tarde, a cantora tornou a fazer uma publicação com as fotos da noite de atuação e, por palavras suas, deu-nos conta do apoio que tem recebido por parte dos fãs apesar da grande derrota: “OBRIGADA. Acordo com mil e uma mensagens de apoio! Inacreditável! É tão bom saber que, apesar do resultado de ontem, vocês continuam a apoiar a bonita canção da Isaura!”.
Surpreendida com a atitude dos portugueses, Cláudia Pascoal confessou-nos que a sua vida deu uma grande volta e que há um ano atrás nunca pensou “estar no maior palco do mundo, partilhar esta experiência com uma equipa incrível e representar o meu país que tanto amo”.
Apesar dos resultados não terem ficado à vista, a cantora prometeu que deu o seu máximo: “posso só garantir-vos que dei o meu máximo e dei tudo de mim para vos fazer orgulhosos. Obrigada por partilharem as vossas histórias comigo, pretendo agora partilhar com vocês a minha música muito brevemente. Estaremos sempre juntos. Orgulhosa do meu PORTUGAL!”.
Sabe mais:
– Rita Pereira esteve na passadeira vermelha do Festival de Cannes
– Veja o processo de transformação de Daniela Ruah para a Eurovisão!
– Carolina Patrocínio diz que Frederica tem ciúmes da bebé
– Os vestidos das apresentadoras na 2ª semifinal da Eurovisão