Connect with us

Fernando Daniel fala sobre a carreira e o futuro

Fernando Daniel
Foto: Fernando Daniel - Facebook @ofernandodaniel

Notícias

Fernando Daniel fala sobre a carreira e o futuro

Com apenas 21 anos, Fernando Daniel ganhou a última edição do The Voice e foi catapultado para os palcos portugueses.

O seu single de estreia conta com mais de seis milhões de visualizações no Youtube e é a música mais ouvida na rádio portuguesa. Fernando Daniel está a desfrutar de um enorme sucesso em Portugal e cada vez mais afirma-se como o novo grande nome da música nacional.

Em exclusivo para o MYWAY, o jovem de Estarreja falou sobre as suas ambições, a carreira e o futuro.

MYWAY: Venceste o “The Voice” e, menos de um ano depois, o teu single de estreia já tem mais de 6 milhões de visualizações no Youtube. Alguma vez imaginaste chegar aqui?
Fernando Daniel: Imaginei muitas vezes, não quer dizer que achasse que ia conseguir, mas tenho a imaginação muito fértil! E imagino tantas mais e espero que isso realmente aconteça um dia, pelo menos ando a trabalhar para isso.

MW: Já ponderavas uma carreira musical antes de venceres o “The Voice”?
FD: Sim, mesmo que tivesse ficado pelo caminho numa das outras fases iria fazer por isto! Aliás, já antes de concorrer estava a trabalhar numa loja de animais para investir em mim!

MW: De que forma o Mickael Carreira te tem ajudado fora do programa?
FD: Vai ajudando no que pode, já partilhou o meu tema nas redes sociais dele…

MW: No panorama nacional foram poucos os vencedores ou até concorrentes de programas televisivos a singrarem no mundo da música. De que forma pensas mudar este paradigma?
FD: Não sei se posso mudar isso, acho que o destino se encarrega disso. Os nossos atos de hoje terão impacto no dia de manhã, ou no próximo, ou talvez daqui a anos. As pessoas devem sempre trabalhar sem esperar nada em troca, devemos trabalhar e almejar, claro, coisas boas para nós, mas temos principalmente ser pacientes e incansáveis. Mas no que puder ajudar, nessas pessoas futuras que irão ganhar programas, eu ajudo. Já estive nesse lado e precisei de ajuda que nem sempre me foi dada.

MW: A tua música na novela da TVI “A Herdeira” é ouvida por portugueses de todas as idades. De que modo é que isto está a impulsionar a tua carreira?
FD: De uma maneira brutal! Está a alastrar o meu público a mais idades e isso é bom! São todos bem-vindos!

MW: Qual o espaço que queres conquistar no pop português?
FD: O meu espaço. O espaço que nunca artista algum conseguiu. Já não vou muito cedo, e coisas inéditas já não há muitas para conquistar, mas vou trabalhar para algumas conquistar.

MW: És tu que escreves e compões todas as tuas músicas?
FD: A maior parte sim, gosto de estar ligado a todas elas, mas as que não sou eu, totalmente, gosto de pelo menos em algumas partes dar o meu sentimento.

MW: Em quem estavas a pensar quando escreveste o teu single, “Espera”?
FD: Foram histórias verídicas que me levaram a escrever aquela música, muitas delas na primeira pessoa.

MW: A Carolina Deslandes ajudou-te a compor esta música. Como foi trabalhar com ela?
FD: Foi muito bom, ela tem mais ao menos a mesma “ideologia” de letra que eu! Foi mais fácil do que aquilo que eu estava à espera. Ela também me deixou super à vontade para falar sobre o meu sentido da letra.

MW: De Estarreja para a televisão e rádios nacionais, o que é que a tua cidade te dá, em termos de bagagem musical e emocional, para esta viagem?
FD: A minha cidade é muito rica musicalmente, tem um estilo mais predominante que é o samba. Tem grandes escolas de samba e o pagode também é muito bom. Agora moro em Ovar, uma zona também muito rica em samba e em escolas de samba. Ou seja o samba persegue-me e já há alguns valentes anos atrás pensei entrar numa escola para cantar mas entretanto encontrei o meu estilo. Emocionalmente Estarreja diz muito, tem vários sítios onde já cantei na rua de madrugada (mas sabia que não iria incomodar ninguém).

MW: Fora da música, onde vais buscar inspiração?
FD: À minha namorada, à minha família, à minha história de vida e das pessoas que me rodeiam…

MW: Para quando é que podemos esperar o teu novo álbum? Já pensaste no nome?
FD: Em nome ainda não, mas já há datas. Está previsto para inícios de março de 2018!

MW: Quando é que os portugueses te podem ver atuar?
FD: Dia 8 vou estar em Showcase na discoteca Praça da Música em Fafe! Dia 9 vou estar em Sines no Largo, será concerto completo! E vou dar um concerto de passagem de ano nos Açores em Ponta Delgada. Entretanto vou postando mais datas nas minhas redes sociais.

MW: Onde te vês daqui a 10 anos?
FD: Não sei onde me vejo, mas quero estar a encher os principais palcos, com hits de sucesso, muito amado pelos portugueses, a escrever para outros artistas, a produzir também, com várias tours feitas e uma família grande, maravilhosa e que me acompanhe sempre que possível.

Sabe mais:
– Fernando Daniel é o artista mais ouvido na rádio nacional
– Carolina Deslandes emociona-se durante homenagem a Zé Pedro
– Joaquim Cabral, primo de Salvador Sobral, encanta no The Voice
– Franz Ferdinand com novo disco no NOS Alive ’18


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top