Connect with us

Throwback Thursday especial: Bob Marley – «Redemption Song»

Bob Marley
©Facebook oficial Bob Marley

Notícias

Throwback Thursday especial: Bob Marley – «Redemption Song»

Amanhã, 6 de Fevereiro, Bob Marley faria 70 anos. Antecipamos as celebrações da memória do músico, e aproveitamos o semanal regresso ao passado com a «Throwback Thursday» para lhe prestarmos a nossa homenagem. Das centenas de canções que poderíamos ter escolhido para recordar a carreira e vida de Marley, regressamos a «Redemption Song».

«Emancipate yourselves from mental slavery / None but ourselves can free our minds!»

Ouve aqui

Sabias que…

  • Redemption Song foi o último single de Bob Marley antes da sua morte, a 11 de Maio de 1981. O tema foi escrito por Bob Marley já depois de Bob Marley ter sido diagnosticado com o cancro que o viria a vitimar, e é considerado «um resumo» de tudo o que o músico defendeu em vida, embora não seja certo que foi escrita como uma despedida pelo próprio.
  • Esta foi a última canção interpretada por Marley. O músico cantou-a a partir de um banco num concerto em Pittsburgh em 23 de Setembro de 1980. O tema fecha também o último álbum de Marley, «Uprising», lançado no mesmo ano.
  • Músicos como Stevie Wonder, Johnny Cash, ou Joe Strummer fizeram versões de «Redemption Song». Também Rihanna reinterpretou o tema em solidariedade com as vítimas do terramoto que devastou o Haiti, e partilhou a sua experiência com a canção: «Para mim, quando cresci, ouvia sempre esta canção sempre que estava numa situação difícil, porque era tão libertadora. Mesmo agora oiço-a quando estou encostada à parede. Sinto que as pessoas do Haiti precisam de ouvir uma coisa tão inspiradora».
  • Bono, vocalista dos U2 disse que a canção foi importante nas suas reuniões com políticos mundiais: «levei a ‘Redemption Song’ do Bob Marley para cada uma das reuniões que tive com um político, primeiro-ministro, ou Presidente. Foi para mim uma declaração profética, ou como Bob diria, ‘o pequeno machado que pode cortar a árvore grande’».
  • Parte da letra de «Redemption Song» foi inspirada no discurso de Marcus Garvey, profeta da cultura Rastafari, e defensor do Pan-Africanismo, ideologia que propõe a união de todos os povos de África num estado soberano, como forma de defesa dos direitos do povo africano.

 


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top