Connect with us

Throwback Thursday – «Like a Prayer», Madonna

madonna like a prayer
©Vídeo oficial «Like a Prayer»

Notícias

Throwback Thursday – «Like a Prayer», Madonna

Madonna lançou esta semana o álbum «Rebel Heart», e aos 56 anos continua a não ceder nas polémicas que sempre marcaram a sua carreira. Em dia de throwback voltamos atrás e recordamos «Like a Prayer», uma das provas que o coração de Madonna é rebelde desde sempre.

VÊ AQUI O VÍDEO

 

Sabias que…

  • «Like a Prayer foi a primeira canção de um artista grande a estrear num anúncio publicitário antes de ser lançada nas lojas e estações de rádio. Pepsi assinou com Madonna um contrato de 5 milhões de dólares que incluía um anúncio de dois minutos onde o tema seria lançado, em 1989.
  • A polémica começou no dia seguinte ao lançamento do anúncio. A canção foi lançada e acrescentada de imediato às playlists das rádios por todo o mundo, e também na MTV. Em vez de criar um videoclipe que fosse uma extensão da publicidade – um anúncio inocente que mostrava Madonna a observar uma versão sua aos 8 anos a dançar – a cantora alterou-o por completo. Em vez de uma menina de oito anos numa festa de aniversário, o videoclipe mostrou Madonna a testemunhar um crime brutal e a refugiar-se numa igreja. Lá, a cantora vive um beijo inter-racial, fica com estigmas nas mãos, e dança em frente a cruzes a arder. Vários grupos religiosos ficaram escandalizados, e a cantora foi criticada desde as associações de famílias até ao Vaticano. A Pepsi, perante a possibilidade de boicote, cancelou o contrato com Madonna, e nunca mais transmitiu o anúncio.
  • Em entrevista à publicação «Interview», a cantora contou como surgiu a ideia para o vídeo: «originalmente, quando escrevi a canção, tocava-a vezes e vezes sem conta, tentando ter uma ideia visual de que tipo de fantasia ou história me evocava. Fui imaginando esta história sobre uma rapariga que está perdidamente apaixonada por um homem negro, no sul, e têm um caso inter-racial proibido. O homem pelo qual ela se apaixona canta num coro, então ela fica obcecada com ele e vai sempre à igreja. Depois tornou-se uma história maior sobre o racismo e fanatismo».
  • A capa do single foi desenhada pelo irmão de Madonna, Christopher, e inclui as letras «MLVC», com um «P» a cair. As letras representam as iniciais de Madonna – Madonna Louise Veronica Ciccone – e o P será de Penn, porque a cantora estava em processo de separação do marido Sean Penn na altura em que o tema foi lançado.«Like a Prayer» é uma composição de Madonna e Pat Leonard, que originalmente compuseram a canção com bongós e percurssão latina. A ideia foi rapidamente substituída em favor de elementos religiosos como o coro e o órgão de igreja.

no images were found


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top