Connect with us

Descubra as frutas que são aliadas da saúde

Especiais

Descubra as frutas que são aliadas da saúde

Laranja, banana e maçã são algumas das que você não pode abrir mão.

Ter uma alimentação saudável e praticar atividade física é uma frase que os especialistas repetem todos os dias. Mas não basta ingerir alimentos que fazem bem à saúde. É importante também compreender os benefícios que cada um deles pode trazer e como vão contribuir até mesmo para alguma deficiência do seu organismo. E as frutas são grandes aliadas na hora de prevenir doenças.

Recentemente, foi divulgado o primeiro estudo mundial que apresenta os efeitos do suco de laranja no corpo humano. A pesquisa foi feita por uma estudiosa italiana, que mora no Brasil, a bióloga Elisa Brasili, do Centro de Pesquisa em Alimentos (Foods Research Center – FoRC), que fica na (USP) Universidade de São Paulo. Pelo levantamento, ingerir suco de laranja das variedades “baía e cara-cara” produz alterações benéficas na composição da microbiota intestinal (conjunto de micro-organismos que têm funções importantes no intestino).

Relacionado: Regras de ouro para cuidar do cabelo loiro.

O consumo da laranja baía, por exemplo, mostrou a presença de algumas famílias de micro-organismos que ajudam a reduzir doenças inflamatórias. No caso da laranja “cara-cara”, que ainda não é comercializada, avaliou-se que podem ajudar até mesmo em casos de doenças como Parkinson. A pesquisadora afirma que já há empresas investindo na produção deste tipo de laranja, que possui alta quantidade de licopeno, que muitos especialistas afirmam ser uma substância com atividades anticâncer e anti-inflamatória. O licopeno pode ser encontrado também em tomates.

Um alerta da especialista Elisa Brasili é que ao ingerir esses sucos de laranja (baía e cara-cara) os efeitos no organismos são temporários, ou seja, apresentam benefícios somente enquanto são ingeridos. Por isso, o ideal é incluí-los na dieta diária. “É como tomar probióticos. Quando você ingere, há benefícios. Quando para de tomar, os benefícios diminuem”, explica ela.

Relacionado: Munique Rossoni – vídeo de dicas de beleza.

Quer saber outras frutas que você deve consumir sempre? Confira as recomendações de Sizele Rodrigues, nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atua no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

  • Banana (é rica em vitaminas A e C): favorece a renovação celular, auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes, além de contribuir para a contração dos músculos;
  • Morango, maçã, caqui, melancia, tomate, goiaba vermelha e framboesa: contêm antioxidantes (substâncias que protegem as células sadias do organismo, evitando a degeneração), além de auxiliar na circulação sanguínea;
  • Laranja, acerola, mamão e manga: são cardioprotetores (protegem o coração) e trazem benefícios aos cabelos, unhas e olhos. Também fortalecem o sistema imunológico (responsável por garantir a defesa do organismo e mantê-lo livre de doenças);
  • Uva e ameixa: contêm antioxidantes que ajudam a evitar inflamações. Também fortalecem o sistema imunológico;

Outra dica é consumir maçã, que é considerada uma “vassourinha do organismo”, ou seja, ajuda a eliminar as impurezas, especialmente no sistema digestivo. A fruta também contribui com a redução de triglicérides no sangue e do LDL, conhecido como colesterol ruim.

“A limpeza do organismo estimula o apetite e, por isso, a maçã deve ser combinada com outros alimentos, consumida na forma de sobremesa ou no lanche junto com iogurte ou castanhas”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“Outro elemento importantíssimo é a água, que atua em todos os processos metabólicos do organismo, como controle da temperatura corporal, estimulação do trânsito intestinal e auxílio na eliminação de toxinas por meio da urina e transpiração”, explica a nutricionista Sizele Rodrigues.


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais em Especiais

To Top