Notícias
Estudo indica que as pessoas deixam de ouvir nova música aos 33 anos
Foi revelado um novo estudo sobre a idade em que os fãs de música deixam de ouvir novos artistas, que revelou que, em média, as pessoas deixam de ouvir nova música aos 33 anos.
A investigação foi conduzida por Ajay Kalia, do site Skynet & Erbert, e incluiu dados dos ouvintes do Spotify nos EUA, e da empresa de pesquisa «The Echo Nest». Os resultados recolhidos por Kalia revelam: «até ao início dos trintas, a música mainstream vai representando uma proporção cada vez mais pequena do streaming deles, pelo meio dos 30, os gostos deles amadureceram, e são já quem vão ser».
O estudo revela ainda que há um ligeiro buraco entre géneros – «as mulheres mostram um declínio lento e constante na audição de música pop entre os 13 e os 49 anos, enquanto os homens caem precipitadamente, começando na adolescência, e terminando no início dos trintas» – e que a paternidade tem «um impacto equivalente na ‘relevância musical’».
O estudo indica que a tendência ao longo dos anos é para a música menos comercial, e não atual, escrevendo: «dois fatores levam a este afastamento da música popular. Primeir, os ouvintes descobrem géneros musicais menos familiares que não ouvem na rádio FM enquanto adolescentes, e artistas com menos popularidade. Segundo, os ouvintes regressam à música que era popular quando cresciam, mas que entretanto deixou de ser popular».