Connect with us

Um Apetite Insaciável

Foto: Guns N'Roses -GettyImages

Notícias

Um Apetite Insaciável

Celebram-se hoje os 30 anos do lançamento do álbum “Appetite for Destruction” dos Guns N’ Roses.

Muito mais que um álbum: Foi o primeiro disco de uma das bandas mais icónicas do mundo. Mudou completamente a dinâmica do hard rock, se quisermos ser modestos e não dizer que a iniciou. Elevou a imagem de uma sub-cultura, até à data, representada pela imundice de Skid Row (local). 

Relacionado: Por onde andaram estes “meninos” quando vieram tocar a Lisboa, no passado dia 2 de Junho?

Guns N’ Roses, formados em 1985 através da fusão entre as bandas L.A. Guns e Hollywood Rose. Com os devidos ajustes, acabou por se formar o plantel principal: Axl Rose (voz), Slash (guitarra de solo), Izzy Stradlin (guitarra rítmica) , Duff McKagan (baixo) e Steven Adler (bateria).

Todos os membros estavam igualmente determinados em tornar-se na “Banda mais Perigosa do Mundo”. Segundo o mote “sexo, drogas e rock’n’roll” (numa altura em que era um estilo de vida e não um cliché), o grupo teve que aguentar fases degradantes da sua carreira que envolviam problemas financeiros e um abismo sem fundo de abuso de substâncias ilícitas.  

A banda recompôs-se e começou a dar concertos electrizantes no circuito de Los Angeles. Eventualmente chamaram a atenção do A&R Tom Zutaut, da Geffen Records, que via um enorme potencial na banda e queria entrar com eles em estúdio o mais depressa possível. 

“Appetite for Destruction” foi lançado a 21 de Julho de 1987. Apesar da sua intemporalidade e de ser um dos álbuns mais vendidos da história, o seu primeiro ano de vendas esteve longe desse estatuto. Surpreendentemente, a situação deu uma volta de 360 graus quando Zutaut, desesperado e sem apoio nenhum por parte da editora, solicitou à MTV que passasse o vídeo de Welcome To The Jungle. O vídeo passaria às 4 da manhã, uma única vez. O resultado que surgiu de um problema, aparentemente sem solução, já nós sabemos.

Relacionado: Mais um álbum de Guns N’ Roses com a formação original? Confere aqui.

Hoje em dia, as vendas rondam as 30 milhões de cópias, tornando-se no 11º álbum mais vendido nos Estados Unidos da América. Já a sua influência, qualidade e importância na história do rock é algo de absolutamente inegável.

Confere aqui a tracklist original:

1-Welcome to the Jungle – 4:31
2-It’s So Easy – 3:21
3-Nightrain – 4:26
4-Out ta Get Me – 4:20
5-Mr.Brownstone – 3:46
6-Paradise City – 6:46
7-My Michelle – 3:39
8-Think About You – 3:50
9-Sweet Child o’Mine – 5:55
10-You’re Crazy – 3:16
11-Anything Goes – 3:25
12-Rocket Queen – 6:13

Vê aqui a capa original de “Appetite for Destruction”, antes da mítica cruz com as caveiras:

Imagem: Capa original de Appetite for Destruction – @gunsnroses

Ouve aqui algumas das músicas menos conhecidas para melhor entender o porquê de o álbum ser um clássico como um todo:

 

 

 

 


Mais em Notícias

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top