Connect with us

Especial Santos 2017: Damos música ao espírito popular!

Foto: Câmara Municipal de Lisboa - Facebook

Especiais

Especial Santos 2017: Damos música ao espírito popular!

Com um mês especialmente tradicional no nosso país, o mês das festas e marchas populares, quisémos brindar-te com um artigo especial e reunir aqui, algumas músicas canções animadas e “à portuguesa” tal como tanto pede a data. 

Aqui no MYWAY já estamos em modo: São João! “Santo António já se acabou e o São Pedro ’tá-se a acabar. São João, São João dá cá um balão…”, já sabes esta quadra de cor, certo? Então prepara-te porque temos mais para ti! Vais poder desfrutar de uma “playlist” com todas as músicas que vais ouvir com os teus amigos ou em qualquer rua de Lisboa nas noites de São João

Sabias que os Santos Populares, em Alfama, só vão poder passar música portuguesa? Sabe mais aqui!

Vamos lá!

1. Para começarmos a aventura do São João, apresentamos-te claro, a música “Santos Populares” interpretada por Nélia, uma música do seu álbum “Eu Adoro”. Entra no ritmo! 

2. “São João, dá cá um balão para eu brincar!”, é esta que vais ouvir vezes sem conta durante as tuas noites de festas! JÁ MARCHAS? Fica com Lenita Gentil e o seu “São João Bonito”! 

3. Esta não poderia ficar de fora, de maneira nenhuma! Dispensa qualquer tipo de apresentações e as gentes de Lisboa vão entender o porquê, porque “Cheira bem…”! 

4. O que é que se faz nas Marchas Populares? Desfila-se, dança-se, vira-se! Então fica com o “Vira Vira Vira” de Gilberto Amaral! 

5. “Ó Senhor de Matosinhos, Ó Senhora da Boa Hora!!!”, calma, já faltou mais para poderes cantar esta nas noites de festa! 

6. E a “Tia Anica”? “Olé, Olá, esta vida não está má!”

7. Já marchas, ou ainda não? Já estamos a meio da nossa playlist e por aqui, já batemos o pézinho. Mas ainda não acabou, fica com o “Toca o Fungagá”, aquela que ouves repetidamente em noite de marchas populares!

8. Com uma festas tão portuguesas à porta, era inevitável não pensar na nossa referência fadista, Amália Rodrigues, por isso deixamos-te aqui o “Cochicho” para acompanhar o teu São João! 

9. E se uma é bom, duas é ainda melhor. Não poderíamos deixar de mencionar a música que acompanha Lisboa nas marchas populares, “em casa não há quem fique!”, fica com Amália a cantar “Lá Vai Lisboa com o seu arquinho e balão!” 

10. Por fim, mas não menos importante, deixamos-te com um “mimo” mais atual: a nossa fadista Ana Moura tem o “Dia de Folga” para aproveitar o São João e tu também tens de ter, ninguém fica em casa! 


Mais em Especiais

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top